segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Computação Gráfica - Resoluções de imagem - Introdução



Mas afinal de contas o que significam os termos “resolução de vídeo”, “resolução de tela”, “resolução de imagem”?

Resolução, em computação gráfica, em informática, significa a largura e o comprimento da tela respectivamente medidos em número de pontos.

Se seu Windows por exemplo, está utilizando a resolução de 1920x1080, isso significa 1920 pontos de largura  por 1080 pontos de altura, e a quantidade de pontos total seria o produto da largura pela altura, caberia uma foto de 1920x1080 pixels na tela, ou então 2 fotos de 960x1080 lado a lado.

Veja abaixo como fica a tela do computador com várias resoluções diferentes, 1920x1080, 1600x900, 1280x700 respectivamente, veja como a quantidade de imagens que cabem na tela vão diminuindo:








Você mesmo pode fazer uma experiência e alterar sua resolução de tela! Basta seguir os passos na ilustração abaixo:

 
Abaixo temos duas imagens, uma de resolução 40x30 e outra de resolução 80x60 respectivamente, a primeira tem 40x30 pontos, ou seja, 1200 pontos, a segunda tem 80x60 pontos, ou seja, 4800 pontos:




Vantagens e desvantagens do uso de resoluções de imagem maiores:

Vantagens:

Possibilitam uma quantidade maior de conteúdo gráfico na imagem, como visto no exemplo anterior, deixando ela com uma definição maior e mais riqueza em detalhes.

Desvantagens:

Imagens e vídeos (lembre que vídeos são sequências de imagens) com resoluções maiores demoram mais tempo para serem processados pelo computador e para serem transferidos pela internet e ocupam mais espaço nos dispositivos de armazenamento como HD (ver figura abaixo), pendrive, celular, memória RAM, cartão da câmera, afinal, se os pixels são conjuntos de bits, quanto maior a resolução, mais pixels teremos e mais bits teremos, finalizando, mais dados gráficos teremos.




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