domingo, 15 de fevereiro de 2015

Camadas de rede (OSI/ISO)

As camadas de rede são divididas em vários níveis, quanto mais alto mais distante da linguagem de hardware uma camada é, elas são divididas de modo hierárquico, sendo que cada camada superior recebe dados de uma inferior em um download e cada camada inferior recebe dados de uma superior num upload. Apresento-lhes as camadas de rede no padrão OSI/ISO.

      1-  Camada física:

A camada física é responsável por administrar as grandezas físicas do sinal, principalmente a potência, amplitude e frequência e meio de transmissão.
Hoje em dia os exemplos mais comuns são os padrões  100Base-TX e 1000Base-TX para transmissão de sinal através de cabos UTP e 802.11g e 802.11n para transmissões wireless.

      2- Camada de enlace:

É a camada mais baixa a trabalhar com dados em forma digital, isso faz dela o principal portão e fiscal do fluxo de bits entre sua máquina e a rede local, supervisionando, manipulando  e descartando bits quando julga necessário.
O protocolo de camada de enlace mais conhecido hoje em dia é o Ethernet.

      3- Camada de rede:

Costuma ser a camada mais baixa a operar a nível de software, ou seja, computacional, fazendo com que máquinas inteligentes como PCs, Notebooks, celulares sejam capazes de implementar uma infinidade de protocolos nesse nível para todo tipo de finalidade, e conectividade (permite que computadores de redes diferentes se comuniquem).
Sendo uma camada implementada por software, ela é capaz de interpretar e manipular os bits recebidos através de processamento de dados, verificando se estes estão válidos ou corrompidos, consegue particionar a janela de transmissão de bits e estabelecer regras e rótulos para transferência.
Finalmente, possui a notável capacidade de fazer com que computadores de redes diferentes possam se comunicar. O protocolo de camada de rede IP (Internet Protocol) por exemplo, praticamente definiu o conceito de Internet.

      4- Camada de transporte:

Este nível logo acima da camada de rede introduz o conceito de “portas”, e orientação à conexão, as portas são implementadas pelo sistema operacional para que os programas abertos no sistema operacional possam utilizar o a camada de rede para se comunicar, e realmente funcionam como portas, são normalmente abertas por programas que pedem essa abertura ao sistema operacional, e funcionam como um endereço destinatário dentro do sistema operacional, o destino será o programa que está esperando chegar a correspondência de dados em forma de pacote de camada de rede. Os protocolos mais utilizados nessa camada são o TCP (Transfer Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol).

      5- Camada de Sessão:

São as políticas de estabelecimento da sessão, implementadas pelo software aplicativo que está a se comunicar com a rede, eu particularmente não concordo em chamar isso de camada.

      6- Camada de Apresentação:

Acho preferível suprimir o conceito sobre essa camada.

      7- Camada de Aplicação:

É o protocolo utilizado pelo software aplicativo para receber e enviar dados e está em função do tipo de aplicação. Por exemplo, temos o protocolo HTTP para enviar e receber dados ao acessar um site na internet, FTP para realizar downloads e uploads em servidores FTP, POP3 para receber email no Outlook da Microsoft, o Skype tem seu próprio protocolo de aplicação para se comunicar com a rede Skype, assim como Whatsapp por exemplo.

Abaixo segue um exemplo prático ilustrado de um email transitando pelo cabo de rede até chegar ao navegador Google Chrome:




Nenhum comentário:

Postar um comentário