sábado, 18 de abril de 2015

Protocolo IP (internet protocol) (IPv4)

O Internet Protocol como foi dito NESSE ARTIGO, é um protocolo da camada de redes.

O protocolo de InterRedes ou Internet Protocol, como é conhecido, é um dos protocolos de redes de computadores mais baixo entre os responsáveis por permitir comunicações entre redes diferentes (daí o nome Inter Net Protocol), é análoga ao conceito de “Internacional”, não coincidentemente causou um aumento nos relacionamentos internacionais também.

O protocolo IP versão 4 (IPV4) praticamente definiu a internet em meados da década de 1990 e está muito aos poucos entrando em desuso em alguns setores de algumas corporações (o motivo você verá ao estudar o cabeçalho IP abaixo), sendo substituído pelo IPV6 gradualmente.

Cada computador dentro de uma rede possuiu uma credencial para se comunicar através desse protocolo, chamada IP, detalhes sobre o cabeçalho do protocolo, incluindo o endereço IP estão incluídos na tabela abaixo: 

Cabeçalho do IPV4
Offsets
Octeto
0
1
2
3



0
0
Version
IHL
DSCP
ECN
Total Length
4
32
Identification
Flags
Fragment Offset
8
64
Time To Live
Protocol
Header Checksum
12
96
Source IP Address
16
128
Destination IP Address
20
160
Options (if IHL > 5)

Version (Versão):

- O primeiro campo de cabeçalho do pacote IP

IHL (Internet Header Lenght/ Comprimento do cabeçalho Internet):
- Determina o tamanho do cabeçalho, valor mínimo = 5 bytes  (5*32bits), valor máximo = 15 bytes (15*32bits).

DSCP (Differentiated Services Code Point):
- Originalmente chamado de Type of Service (tipo de serviço), serve para informar os receptores do pacote sobre do que se trata a transmissão (voz, prioritário, crítico) para que servidores e roteadores tomem decisões melhores sobre o que fazer com o pacote.

Total Lenght (Tamanho Total):

- Um campo de 16 bits que define o tamanho total do pacote (ou fragmento de pacote) incluindo dados e cabeçalho, em bytes, o tamanho mínimo de um pacote seria 20 bytes (cabeçalho mais nenhum dado), o máximo seria 2 elevado à 16 bytes (64k bytes).
Identification (identificação):
- Costuma ser usado para identificar de forma única grupos de fragmentos de um datagrama IP,

Flags (bandeiras, sinalização):
- É um campo de 3 bits utilizado para identificar os controlar fragmentos, do mais significativo pro menos significativo:
-- Bit 0: Reservador (deve ser zero)
-- Bit 1: Não fragmente
-- Bit 2: Mais fragmentos

Fragment offset (posição em bits, de determinado fragmento em relação ao fragmento inicial)
- O primeiro fragmento possui zero neste campo, como o campo pussui 13 bits, permitindo que um fragmento tenha 2 elevado a 13, multiplicado por 8 bytes.

Time to Live (TTL, tempo de vida):
- Tempo de vida de um pacote, usado pra evitar que o pacote fique circulando depois de muito tempo de transmissão.

Protocol (Protocolo usado):
- Define protocolo sobre IP utilizado, normalmente o TCP ou o UDP.

Header Checksum (Somatório de bits para checagem de erro de transmissão):
- É um campo de 16 bits de complemento de 1 da soma de todas as palavras de 16 bits no cabeçalho.
 Nesse ARTIGO é explicado como é feito esse complemento de 1.

Source Address (Endereço do remetente):
- Contém o endereço IP do remetente, 32 bits.

Destination Address (Endereço do distinatário):
- Contém o endereço IP do destinatário, 32 bits.

Options:

- Não é muito utilizado.

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